13 de janeiro de 2017

O simbolismo na decisão do COPOM e o cenário de Investimentos para 2017



Não gosto muito de bancar o comentarista de jornal ou vidente. Considero que essas duas atividades são ingratas e mais erram do que acertam.


Nessa altura do campeonato, dia 13 de Janeiro de 2017, todos vocês devem saber que o COPOM reduziu a taxa SELIC em 0.75 p.p, de 13.75% para 13%.

O Mercado, obviamente, já precifica um novo ciclo econômico para o Brasil. Ainda assim houve certo nível de euforia e o Índice BOVESPA subiu quase 3%.

Minha opinião é que essa decisão carrega muito simbolismo para o ano de 2017. Já no início de janeiro podemos dizer que temos um cenário econômico procurando se alinhar para o crescimento.

Acredito que entramos de fato em um novo ciclo para a Economia Brasileira e muitos gestores de fundos renomados já preveem uma taxa SELIC de 9,5% para o final do ano.

A meu ver, quem comprou títulos de renda fixa no início de 2016 soube acertar. Já não é mais o momento para esses papeis.

2017 promete um cenário positivo para o Mercado Brasileiro e me sinto confortável para concentrar a carteira em renda variável.

Sinceramente,
O Acadêmico Investidor.

5 comentários:

  1. Achei mais do que certo. A inflação de 2015/2016 foi relacionada a preços administrados e a variação cambial. Não há taxa de juros que haja sobre isso (visto que não houve fuga de capitais). Os juros no nível que estava era um tiro no pé. Além de aprofundar a crise econômica via consumo e investimentos, aprofundava tb a crise fiscal via juros da dívida pública. Já estava na hora do BC agir de forma mais contundente. Demorou demais para baixar os juros agora vai ter que acelerar o ritmo.

    ResponderExcluir
  2. Eae Acadêmico!
    Pra mim a coisa tá feia pois aloco os recursos somente em renda fixa.
    Tenho estudado a renda variável e quando me sentir capacitado vou pra variável.
    Vou te adicionar na minha lista, se puder me adicionar agradeço!
    []'s.

    ResponderExcluir
  3. Não curto ações. Mas boa sorte, espero que dê certo.

    ResponderExcluir